domingo, 9 de outubro de 2011

Simulado 2 ENEM - 2011 / 2012

Prezados candidatos,
A Prefeitura do Rio de Janeiro realizou concurso para o Magistério em Geografia no dia 02 de Outubro. Selecionei questões relativamente difíceis para bons candidatos em Geografia. Optei por manter a numeração original. Neste post, há 12 das 30 questões objetivas de Geografia que constaram no processo seletivo. As outras questões envolvem conhecimentos ventilados no Ensino Superior.
Um abraço.

02. Leia os dois textos apresentados abaixo. 

De modo mais geral, o período de 1965 a 1973 tornou cada vez mais evidente a incapacidade do fordismo e do keynesianismo de conter as contradições inerentes ao capitalismo.
(HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. 5ª ed. São Paulo:Loyola, 1998. p. 135)

“O número de versões, aliás, é outra boa notícia. O Idea conta agora com quatro versões: Attractive 1 . 4 ,   E s s e n c e   1 . 6   1 6 V,  A d v e n t u r e   1 . 8   1 6 V   e  Sporting 1.8 16V. Ao todo são sete configurações diferentes, uma vez que o câmbio automatizado Dualogic está disponível para todas as versões, exceto a Attractive 1.4.”
(Adaptado de Revista Quatro Rodas – Agosto de 2010)
A crise à qual o geógrafo David Harvey fez referência proporcionou o contexto para a transição do modelo fordista para outro denominado de pósfordista ou de acumulação flexível.
A reportagem da revista expressa uma característica desse novo modelo produtivo do capitalismo, que é a:
(A) terceirização dos processos de planejamento
(B) flexibilidade da produção
(C) especialização dos trabalhadores
(D) multifuncionalidade da administração

11. A participação crescente do Brasil na produção e exportação de suco concentrado de laranja ocorre principalmente sob o comando de quatro grandes grupos - Crutale, Citrosuco, Cargill e Frutesp. (...) As exigências de um mercado altamente competitivo e as políticas desses grupos empresariais alastraram-se à montante no circuito produtivo, uma vez que suas rígidas normas técnicas e organizacionais impõem um dado manejo dos pomares, mesmo quando estes não são de sua propriedade.
(Adaptado de SANTOS, M e SILVEIRA, María Laura. O Brasil – Território e sociedade no início do século XXI. São Paulo: Record, 2001. pp. 146-147)

O fragmento de texto aborda duas características simultaneamente presentes na economia brasileira do início do século XXI, adequadamente apresentadas na seguinte alternativa:
(A) redução da concentração fundiária e organização de redes varejistas integradas
(B) aumento da produtividade industrial e constituição de cartéis nacionais
(C) diminuição da concorrência empresarial e estruturação de monopólios estatais
(D) avanço da agroindústria e formação de grandes grupos oligopolistas

12. O Sistema Internacional de Fusos Horários foi criado para facilitar os fluxos de pessoas, mercadorias e informações, a partir do momento em que as interações espaciais de caráter global se ampliaram, na segunda metade do século XIX. Considerando as convenções que envolvem esse sistema, o dia e o horário na cidade de Tóquio (+ 9h GMT),
quando no mesmo momento, os relógios no Havaí (- 10h GMT) marcam 01 h 20 min de terça-feira, 21 de junho, são:
(A) 20h20min de terça-feira, 21 de junho
(B) 21h20min de terça-feira, 21 de junho
(C) 20h20min de quarta-feira, 22 de junho
(D) 21h20min de quarta-feira, 22 de junho

14. Com base no texto abaixo responda a questão.
Os novos donos do minério
Danielle Nogueira
RIO - A mudança no cenário internacional a partir da crise econômica global de 2008 está levando as siderúrgicas brasileiras a ampliarem seus inv e s t i m e n t o s   e m   m i n e r a ç ã o .   C o m   p l a n o s   d e autossuficiência na matéria-prima até 2015, empresas como Usiminas, Gerdau e AcelorMittal estão expandindo suas minas no Brasil. Mesmo a CSN, que já é autossuficiente, está reforçando investimentos na área. Juntas, as quatro vão destinar mais de US$ 12 bilhões nos próximos cinco anos à expansão da atividade mineradora.
(O GLOBO, 28 de junho de 2011)
A estratégia empresarial que é objeto da reportagem acima constitui, também, um exemplo de o r g a n i z a ç ã o   c o r p o r a t i v a   t í p i c a   d a   e t a p a monopolista do capitalismo e está corretamente nomeada como:
(A) formação de monopólio
(B) formação de cartel
(C) concentração horizontal
(D) concentração vertical

15. O espaço geográfico africano é extremamente diversificado, o que permite um grande número de regionalizações. Dentre os subespaços continentais mais marcantes encontra-se a região do Magreb.
Essa região é formada por três países que têm em comum a seguinte característica:
(A) repúblicas parlamentaristas
(B) antigas colônias inglesas
(C) integrantes do mundo árabe-muçulmano
(D) população predominantemente negra

17. Entre 1970 e 1995, o PIB mundial cresceu a uma taxa média anual de 3,6%, enquanto o intercâmbio de mercadorias cresceu a uma taxa média de 5,8% ao ano. Esses dados atestam um dos fenômenos marcantes do processo de globalização, que é a maior integração das economias nacionais. Esse movimento estimulou o aprofundamento dos acordos internacionais de regulação do comércio m u n d i a l   d e   m e r c a d o r i a s ,   o   q u e   r e s u l t o u   n o surgimento da Organização Mundial de Comércio,em 1994, cujas regras mais rígidas visam a limitar as ações protecionistas dos países-membros.
Contudo, há um setor econômico pouco afetado pelas normas da OMC e no qual permanece, por parte de alguns países desenvolvidos, um alto nível de protecionismo e de subsídios estatais para garantir artificialmente a competitividade dos produtores dessas nações. Trata-se do setor:
(A) industrial
(B) agropecuário
(C) financeiro
(D) terciário

18. Apesar de já ter sido denominada muitas vezes como “Quintal dos Estados Unidos” a América Latina apresenta atualmente sua geopolítica ext r e m a m e n t e   d i v e r s i f i c a d a .  A  r e s p e i t o   d e s s a temática, um país que é hoje um forte aliado dos Estados Unidos na região e um país cuja política externa é marcada pela oposição a essa grande potência mundial, respectivamente, são:
(A) Peru - Chile
(B) Bolívia - Uruguai
(C) Guatemala - México
(D) Colômbia - Venezuela

19. A chamada “Questão Palestina” mantém-se há mais de meio século como um dos aspectos centrais das relações internacionais contemporâneas e é objeto de numerosas negociações e tentativas de acordo, sobretudo nos últimos vinte anos.
A alternativa que contém dois problemas importantes que dificultam um acordo para a criação de um Estado-Nacional para os palestinos na região é:
(A) unidade política e religiosa dos palestinos - divisão dos recursos petrolíferos
(B )  a s s e n t ame n t o s   j u d a i c o s   n a  Ci s j o r d â n i a   - jurisdição sobre a cidade de Jerusalém
(C) soberania palestina sobre as Colinas de Golã - vazio populacional em Gaza
(D) definição da fronteira com o Egito – carência de recursos hídricos na Cisjordânia

20. O processo de intemperismo corresponde ao conjunto de modificações de ordem física e química que as rochas aflorantes sofrem na superfície terrestre.
Considerando a influência dos elementos do clima sobre esse processo, a alternativa que contém, respectivamente, o tipo de clima em que o intemperismo físico é forte e o tipo de clima em que o intemperismo químico é forte é:
(A) Tropical Úmido – Polar Marítimo
(B) Temperado Oceânico – Tropical Semiárido
(C) Desértico Quente – Equatorial Úmido
(D) Subtropical de Altitude – Tropical Continental

22. O vulcanismo é um processo geológico de grande impacto sobre o modelado terrestre e que resulta em significativos efeitos ambientais e socioeconômicos.
Um significativo efeito ambiental causado pelo vulcanismo e que resulta também em consideráveis prejuízos socioeconômicos é a:
(A) desertificação
(B) salinização
(C) chuva ácida
(D) La Niña

28. As alterações sofridas na territorialidade cotidiana de um agricultor de banana ou coletor de palmito são marcantes; ele muda o calendário agrícola de acordo com a época de turismo, aluga seu quintal para campistas ou sua casa para temporada. Isso ocorre em vários locais do continente e das numerosas ilhas da Região da Costa Verde, por exemplo.
RUA, João. As crises vividas pelo estado do Rio de Janeiro e a emergência de novas territorialidades em áreas rurais. In: MARAFON, Glaucio, et AL (orgs). Abordagens teórico-metodológicas em geografia agrária. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2007. p. 276

O texto acima aborda uma importante mudança ocorrida no espaço rural fluminense nas últimas décadas, a qual subverte as distinções tradicionais entre campo e cidade que dicotomizam a análise do rural e do urbano.
Uma associação correta entre a superação dessa dicotomia e a situação apresentada no texto está corretamente formulada na seguinte alternativa:
(A) A monoterritorialidade apresentada no texto evidencia que não é mais possível estabelecer uma distinção funcional entre urbano e rural.
(B) A multiescalaridade vivida pela população rural significa que as relações contemporâneas entre campo e cidade se tornaram simétricas e não hierárquicas.
(C) A unifuncionalidade mostra que o desenvolvimento da agroindústria subordinou a rede urbana aos espaços da agropecuária moderna.
(D) A pluriatividade demonstra a complexidade das interações do urbano com o rural, expressa na presença de atividades não agrárias no espaço classificado como rural

29. Na década de 1930, a cidade começou a passar por grandes transformações. Como resultado, a estrutura urbana torna-se mais complexa à medida que o Rio de Janeiro foi se transformando em uma grande metrópole.
O crescimento da cidade em grandes eixos, em parte devido à forma como o relevo compartimenta a cidade, aumentou a distância e o tempo de deslocamento das populações pobres até o Centro, que já estava densamente ocupado. Essa situação favoreceu o aparecimento de subcentros funcionais. Os mais antigos são Saens Peña, Méier e Copacabana.
Adaptado de SANTANA, Fabio T. e DUARTE, Ronaldo G. Rio de Janeiro – Estado e Metrópole. São Paulo: Ed. do Brasil, 2009. p. 158.

No tocante aos subcentros funcionais, a organização interna da metrópole carioca é hoje distinta da descrita no texto, em função da seguinte mudança ocorrida a partir da década de 1980:
(A) predomínio dos centros de bairro, emergindo como focos do comércio metropolitano
(B) especialização dos centros de compras, eliminando os shoppings varejistas
(C) disseminação dos subcentros planejados, criando e reforçando centralidades
(D) desaparecimento dos subcentros funcionais, originando uma cidade acêntrica

GABARITO:
02) B
11) D
12) B* (para mim: A)
14) D
15) C
17) B
18) D
19) B
20) C
22) C
28) D
29) C

2 comentários:

Êmily Maynhone disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Êmily Maynhone disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu confio mais em você do que na banca da prefeitura!!! Os professores da banca deveriam estar levando em consideração o horário de verão quando fizeram a questão 12!!! Hahahahahahahahaha
Questões muito pertinentes.