domingo, 15 de março de 2009

Novas questões sobre Revoluções Industriais

Essas podem contribuir positivamente para a preparação dos alunos de Vestibular e EsPCEx.

1. (G1) Analise os seguintes itens:

I - Robotização da produção.
II - Especialização e qualificação da mão-de-obra.
III - Colonização da África e América Latina para suprimento das necessidades de novos mercados e matérias-primas.
IV - Emprego do petróleo e da eletricidade como fontes de energia.
V - Introdução de novos materiais: fibra óptica e cerâmica.

Os itens correspondentes à Terceira Revolução Industrial são apenas
a) I e III.
b) III e IV.
c) I, II e V.
d) II, IV e V.

2. (Puc-rio) A Terceira Revolução Industrial, que vem se realizando nas últimas décadas do século XX, introduziu importantes alterações no sistema produtivo. Assinale a alternativa que NÃO indica corretamente uma dessas mudanças.
a) Transmissão instantânea das informações e formação de redes - telecomunicações.
b) Realização de cálculos complexos em tempo cada vez menor - informática.
c) Mudança no padrão energético - energia nuclear.
d) Aceleração do tempo e aumento da capacidade de deslocamento de carga - transportes mais eficientes.
e) Surgimento de novos materiais e adoção de novas técnicas - siderurgia.

3. (Pucmg) São características da Terceira Revolução Industrial, EXCETO:
a) controle da ordem econômica pelos Estados.
b) reconcentração do poder econômico e financeiro.
c) crescente internacionalização da produção capitalista.
d) crescente necessidade de mão-de-obra especializada.
e) alteração na tradicional divisão internacional do trabalho.

4. (Pucmg) No mundo capitalista, a industrialização contemporânea apresenta uma certa dispersão do processo produtivo em áreas que oferecem maiores vantagens econômicas. Entre os reflexos dessa realidade nos países periféricos, assinale a afirmação INCORRETA.
a) Ocorre implantação de avanços tecnológicos e expansão da produção em países periféricos, como estratégias instituídas pelo modelo industrial vigente, para ampliar seus mercados.
b) Existe incentivo ao consumo dos produtos disponibilizados pela indústria moderna, alterando hábitos culturais nos países periféricos e atendendo ao sistema de capital mundial.
c) Há discrepância entre o setor público dos países periféricos, com pouca capacidade de investimento, e o da iniciativa privada internacional e/ou nacional, que investe, cresce e se globaliza em diversos setores.
d) Há uma ordem pré-estabelecida para o acesso a uma vida mais digna, favorecida pela expansão do processo de produção em países periféricos.

5. (Pucpr) Refletindo sobre os tipos de indústrias e os modelos de desenvolvimento, assinale a afirmativa que contiver a aplicação conceitual ERRADA:

a) O uso do conceito bens de consumo duráveis está cada vez mais contraditório, uma vez que o mundo capitalista tem tornado os produtos das indústrias leves cada vez mais descartáveis, visando à reposição cada vez mais rápida.

b) Nos países centrais, as indústrias pesadas e leves desenvolveram-se simultaneamente, ao passo em que nos países emergentes periféricos capitalistas, as indústrias de bens de consumo se desenvolveram mais e antes do que as de bens de produção.

c) Os primeiros tipos de produtos fabricados pelas indústrias leves na história - no início da Revolução Industrial - foram os bens de consumo duráveis; no entanto, durante a Guerra Fria, o mundo entrou no período da Segunda Revolução Industrial, quando surgiram os motores a combustão interna e eletricidade, possibilitando a produção de bens de consumo não duráveis.

d) O Brasil é um exemplo de país cujo modelo de industrialização baseou-se na substituição de importações, uma vez que as indústrias surgiram priorizando o abastecimento do mercado interno.

e) Ainda hoje, a imensa maioria dos países do planeta é classificada como dependente tecnológica, com pouca participação do setor secundário da economia na composição de seu PIB.

6. (Ufc) A chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica fez surgir novos processos de produção e grandes mudanças nas relações de trabalho dentro das empresas capitalistas. A esse respeito, marque a alternativa correta.
a) As novas tecnologias favoreceram a informatização do processo produtivo e a ampliação do emprego de modo geral.
b) Surgiu o fordismo: conjunto de métodos para a produção em série, com os quais o operário produz mais em menos tempo.
c) O sistema de trabalho repetitivo foi ampliado e a especialização do operário torna-se fundamental.
d) Um método mais ágil e flexível, foi desenvolvido, adaptado ao mercado, que prioriza o controle de qualidade, conhecido por just-in-time.
e) A habilidade do trabalhador está restrita a uma única tarefa, favorecendo o aumento da produtividade, método conhecido como "taylorismo".

7. (Ufc) A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmações abaixo.

I. Aconteceu um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico.
II. Com a ampliação da divisão internacional do trabalho, alguns países europeus especializaram-se na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados.
III. Aconteceram grandes mudanças no modo de produção, sem implicações na organização política e territorial da Europa.

Assinale a alternativa correta.
a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas III é verdadeira.
c) Apenas I e II são verdadeiras.
d) Apenas II e III são verdadeiras.
e) I, II e III são verdadeiras.

8. (Ufg) Nas últimas décadas do século XX, a intensificação do uso de alta tecnologia induziu uma nova lógica de localização industrial. Os atuais espaços industriais caracterizam-se pela capacidade organizacional e tecnológica de distribuir o processo produtivo em diferentes localidades.
A espacialização do processo produtivo revela que
a) os atuais espaços industriais, espalhados pelo globo, utilizam muita força de trabalho qualificada e poucos trabalhadores semiqualificados.
b) as novas indústrias foram instaladas considerando-se a abundância de mão-de-obra e a proximidade do mercado consumidor.
c) as empresas instalaram unidades produtivas em alguns países de industrialização tardia, incentivadas pela política de substituição de importações.
d) a criação de espaços industriais, nos países do Terceiro Mundo, foi promovida pelas políticas estatais de incentivo ao consumo dos países centrais.
e) os novos espaços industriais organizam-se em torno de fluxos de informação que reúnem e distribuem, ao mesmo tempo, as fases da produção.

9. (Ufrn) A economia pós-industrial, que caracteriza as duas últimas décadas do séc. XX, ameaça reverter as conquistas sindicais que foram alcançadas, especialmente na Europa Ocidental, durante as décadas de forte crescimento econômico do pós-Segunda Guerra Mundial. Isso se deve à
a) flexibilização da legislação trabalhista, mediante a ampliação dos empregos temporários, como resultado das lutas sindicais.
b) produção do desemprego estrutural, em virtude da maior participação do setor secundário na economia.
c) flexibilização das relações de trabalho e à diminuição dos custos de produção, as quais decorrem da reorganização da produção.
d) busca de estratégias para redução de custos fixos, destacando os encargos trabalhistas e a manutenção de hierarquias no emprego industrial.


10. (Ufrrj) O mundo vem assistindo a uma revolução no setor produtivo que tem sido chamada de terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica (Revolução Tecnológica). A plena inserção brasileira nesse contexto enfrenta um sério obstáculo, que é
a) a grande extensão do território nacional, encarecendo a produção tecnológica.
b) o distanciamento geográfico do Brasil em relação aos principais centros tecnológicos.
c) a incompetência tecnológica nacional no setor agrário - exportador.
d) o exagerado crescimento brasileiro no setor da indústria de consumo.
e) a limitada capacitação técnico-científica da produção nacional.

11. (Ufrrj) Com a emergência da Terceira Revolução Industrial e da reestruturação do capitalismo, nas últimas décadas do século passado, além da ruptura do modelo industrial e tecnológico, eram questionadas também as relações econômicas, sociais e políticas definidas pelo padrão de industrialização fordista.
Sobre a reestruturação do capitalismo e as conseqüências sobre a organização do trabalho não é correto afirmar que
a) reverteu o longo período de alinhamento da relação capital/trabalho, relativamente favorável ao segundo.
b) admitiu as regulações governamentais protecionistas que engessaram o mercado de trabalho e aumentaram a competitividade.
c) golpeou a organização sindical que, na defensiva, perdeu parte do seu poder de representação e enfrentamento.
d)alterou o processo produtivo e o trabalho envolvido na produção, acentuando a exclusão econômica e social.
e) afetou o mundo do trabalho ao mudar as relações no processo produtivo, a divisão do trabalho e as negociações coletivas.

12. (Ufsm) Assim como a industrialização se propagou para o resto do mundo, também a terceira revolução técnico-científica age sobre todo o planeta. Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas alternativas a seguir, considerando as características dessa revolução.

( ) velocidade e mudanças, a cada década, permitindo rápida ascensão qualitativa
( ) expansão espacial, quebrando o monopólio industrial da Inglaterra
( ) maior necessidade de qualificação da mão-de-obra com remuneração estável ou aumentada
( ) uso de fontes de energia básica, como o petróleo

A seqüência correta é
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - F.
d) V - V - F - V.
e) F - V - V - F.


GABARITO

1. [C]

2. [E]

3. [A]

4. [D]

5. [C]

6. [D]

7. [C]

8. [E]

9. [C]

10. [E]

11. [B]

12. [B]

11 comentários:

Unknown disse...

Professor,
você poderiia me explicar sobre israel e os arabés ?eu to um pouco confusa sobre esse assunto. tudo o que vc puder me dizer sobre ficarei mt grata.


Ps.: Fala aê se eu comprei o meu diploma..HAHA saudades das suas aulas!

Beijos.

Unknown disse...

Olá mestre..
Eu gostaria de saber se a líbia e algum país africano possui poder de veto, assim como a china, no conselho de segurança da onu?
e aproveitando o comentario da Nayara..qual é o papel do egito em negociações com israel e a palestina?
Mestre só mais uma coisinha qual á dierença ou melhor o representa para o mercado ações ordinarias e preferenciais?
Mestre tb to com muitas saudades das suas aulas elas fazem uma falta e tanto...um bj grande.

Rafael Coelho disse...

Nayara, valeu pelo comentário. Os conflitos árabes-israelenses remontam, ao menos, ao Plano da ONU (1947) que tinha por objetivo dividir a Região da Palestina em três partes: Estado de Israel; Estado da Palestina, e Jerusalém seria internacionalizada, portanto, seria administrada pela ONU. Como esse Plano não saiu do papel, os confrontos contra o recém-criado Estado de Israel (14/05/1948) se iniciam. Os historiadores explicam o processo de revalidades entre os povos desde Antes de Cristo. O que temos que saber, num primeiro momento, é que se trata de um conflito étnico-religioso, e que possui disputas territoriais. Por exemplo, Jerusalém é considerada "cidade-sagrada" para as três grandes religiões monoteístas (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo). Essa cidade é controlada pelo Estado de Israel,o que não agrada ao povo muçulmano, em especial aos palestinos. Espero ter ajudado Vl!

Rafael Coelho disse...

Gleice, os países que possuem poder de veto são os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU: EUA; Rússia; França; Inglaterra, e China. O Egito é um estado fronteiriço com Israel e de grande maioria da população muçulmana.
Sobre o mercado de ações, resumidamente, as ordinárias (on) dão direito a voto, e as preferenciais (pn) recebem prioridade na distribuição de dividendos. Espero ter ajudado. VL! Rafael.

Kelvin Gibran disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kelvin Gibran disse...

Opa professor,sou Kelvin Gibran, do 3ª Ano do ensino médio,Colégio Padrão/Mossoró/RN,Resolvi centenas de questões de seu blog,adorei todas,agora,me explica,por favor(peloamordedeus),só uma duvida mortal,bem resumidamente oque foi o Fordismo e Toyotismo por favor...Valeu professor,Muito bom o seu blog,terça feira tenho prova de Geografia e seu site me ajudou demais!Ralêu;P

OkLoucco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

ô molecada. Vai estudar vai. Parem de ficar perguntando tudo para o professor, ele tem mais o que fazer, afinal de contas ele também é um ser humano e precisa descansar.

Deus vos abençoe para que vocês tenham um ótimo futuro, pois eu quero ver vocês bem.

Unknown disse...

Gostei me envie mais

Unknown disse...

Muito obrigada me ajudou muito ♥♥

Unknown disse...

A biotecnologia é um setor de ponta dessa revolução

Os países emergentes dominam a revolução técno-científica

Diferente das outras revoluções ela atua não apenas na produção mas também na ciência e nas comunicações.

Poderia me explicar professor quais dessa apontando essas acima. Qual é verdadeira e qual e falsa.
Obg