domingo, 22 de março de 2009

Em busca do A - UERJ

A Comissão Permanente do Vestibular da UERJ forneceu dicas muito preciosas para os candidatos. Sugiro que os vestibulandos leiam e aproveitem para tirar possíveis dúvidas com os professores. Me parece que eles deixaram um pouco mais claro qual seria verdadeiramente a proposta dos Exames de Qualificação. Forte abraço a todos. Mais informações, www.vestibular.uerj.br

LinGUaGens, CódiGos e sUas teCnoLoGias orientação GeraL
O Exame de Qualiicação da área “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias” inclui as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira. O enfoque é instrumental: essas disciplinas são tanto ferramentas de estudo para as demais disciplinas quanto ferramentas de construção da identidade pessoal e social. O Exame busca avaliar a habilidade de leitura de textos de gêneros variados, relacionando-os a suas condições de criação e de leitura, partindo de três eixos interdisciplinares. O primeiro eixo – estrutura e sentido do texto – centra-se na compreensão dos signiicados construídos com base na articulação dos elementos linguísticos e na interação entre o leitor, o texto e o contexto. O segundo eixo – elementos da argumentação – focaliza a compreensão dos processos de construção da opinião individual e coletiva; fazem parte dessa compreensão elementos de lógica do discurso que interessam a diversas áreas do conhecimento. O terceiro eixo – aspectos literários – explora a compreensão dos processos artísticos de construção de um texto; fazem parte dessa compreensão os procedimentos, os conceitos e os problemas da representação artística. Eixos interdisCiPLinares:
Estrutura e sentido do texto:
Tipologia textual: descrição, narração e argumentação; diálogo e instrução • Objetivos discursivos: relatar ou reportar ideia de outrem; informar ou defender opinião; provocar polêmica • Organização interna do texto: fontes, recursos gráicos e tipográicos; paragrafação, títulos e subtítulos; imagens e legendas; • formas de hipertexto; relação entre imagem e palavra; efeitos sonorosEnunciação e relações dêiticas: quem enuncia, a quem enuncia, em que espaço e em que tempo; vozes ou perspectivas • enunciativas (o ponto de vista do narrador, do personagem e de terceiros) Procedimentos de coesão: coesão lexical e processos de designação; referenciação interna (anáfora e catáfora); referenciação • externa; pronominalização; papel dos artigos deinidos e indeinidos; elipse, repetição e substituição; paráfrase e paralelismo sintático; relações lógico-semânticas de sequenciação (advérbios, conjunções e preposições) Procedimentos de coerência: condições linguísticas, socioculturais e interacionais de interpretabilidade dos textos; conhecimento • de mundo e conhecimento prévio; compreensão pontual e global do texto; formas do implícito (inferência, pressuposição e subentendido) Intertextualidade: efeitos de airmação e de subversão de um texto pelo outro; reformulação, paródia, pastiche, citação, • provérbio e discurso relatadoO verbo e sua função na frase: emprego e sentido de tempos, modos e aspectos verbais • Figuras de estilo: metáfora e metonímia; personiicação, hipérbole, pleonasmo e elipse • Relações semânticas: sinonímia e antonímia; hiperonímia e hiponímia; polissemia e ironia • elementos da argumentaçãoOrganização interna do argumento: a opinião e o fato; modos de encadeamento de pontos de vista; articulação entre introdução • e conclusãoMétodos de argumentação: indução e dedução • Procedimentos dialéticos: tese, antítese e síntese • Avaliação de argumentos: pertinência e suiciência; validade e verdade; falácias e soismas • Recursos argumentativos: modalização, exempliicação, enumeração, contra-argumentação, comparação e generalização • aspectos Literários Natureza e estrutura de textos literários: o poético, o narrativo e o dramático • Construção da personagem: representações do indivíduo e da coletividade • Recursos estilísticos de construção do sentido no texto artístico: seleção e combinação de palavras, pontuação, efeitos sonoros, • igurações ou imagens, modos de narrar, produção de ambiguidade e polissemia.
CiênCias da natUreZa, MateMátiCa e sUas teCnoLoGias
orientação GeraL
Fazem parte da área “Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias” as disciplinas Biologia, Física, Química e Matemática. Pretende-se, no Exame de Qualiicação, realçar o aspecto interdisciplinar de seus conteúdos básicos, enfatizando situações do cotidiano e buscando aferir, de um conjunto de competências fundamentais, aquelas que estejam relacionadas tanto com a habilitação dos candidatos para progredir em estudos mais avançados, quanto com a estimulação do desenvolvimento da capacidade de análise de situações e de tomada de decisões.A abordagem proposta pelos eixos interdisciplinares possibilita uma avaliação do conhecimento que não se restrinja, apenas, ao conteúdo disciplinar especializado, favorecendo a ampliação da capacidade de compreensão e interpretação dos fenômenos naturais como um todo. Desse modo, os tópicos apresentados não constituem o programa integral do ensino médio, mas sim o conteúdo mínimo adequado e necessário para as aplicações fundamentais da Ciência.
eixos interdisCiPLinares:
bases Metodológicas e instrumentaisMétodo cientíico: observações, hipóteses, experimentos e leis • Valores: estimativas e ordens de grandeza • Descrição de dados: médias e medidas de dispersão; tabulações e interpretação de representações gráicas • Princípios de aritmética e sistemas numéricos: conjuntos, operações, relações de pertinência e inclusão; dos números naturais • aos reais; razões, proporções e porcentagemRelações de ordem e equivalência: expressões, equações, inequações e identidades • Sucessões: progressões aritméticas e geométricas; juros simples e compostos • Problemas de contagem: análise combinatória simples e cálculo de probabilidades • Matrizes: representações, operações e equações • Sistemas de equações: lineares e não-lineares • Funções: polinomiais de 1º e 2º graus, exponencial e logarítmica • Funções trigonométricas: seno, cosseno e tangente; relações trigonométricas • Gráicos de relações: variações, pontos críticos, interpolações e translações • Geometria plana: simetrias e homotetias; relações métricas; polígonos, circunferência e círculo (distâncias e ângulos, áreas e • perímetros)Geometria espacial: poliedros; áreas e volumes de prismas, pirâmides e sólidos de revolução (cilindro, cone e esfera) • os Constituintes Fundamentais da MatériaO átomo como unidade da matéria: do atomismo grego ao modelo atômico de Bohr; coniguração eletrônica, partículas • subatômicas e estabilidade nuclear Os tipos de átomos: classiicação, propriedades periódicas e aspectos macroscópicos dos elementos; carga elétrica, massa • atômica, número atômico e isotopiaÍons e moléculas: ligações químicas, geometria molecular e interações intermoleculares • Bases moleculares da vida: ácidos nucléicos, proteínas, lipídios, glicídios, aminoácidos e nucleotídeos • a Matéria em equilíbrio e em MovimentoLeis de Newton: dinâmica e cinemática dos movimentos uniforme e uniformemente variado • Conservação do • momentum linear e da energia mecânica: trabalho, potência, energia cinética, forças conservativas, energia potencial gravitacional e elásticaEquilíbrio de corpos rígidos: momento de força, peso, centro de gravidade, forças de atrito, plano inclinado, alavancas, roldanas • simples, balanças e princípio de ArquimedesFenômenos elétricos: lei de Ohm, circuitos elétricos, energia e potência elétrica • as substâncias e suas transformaçõesConceitos de substância pura e suas propriedades: pontos de fusão, de ebulição e densidade absoluta; conceito de mistura, suas • classiicações e processos de separaçãoSoluções: características e unidades de concentração (percentual, em g.L • -1 e em quantidade de matéria); diluição e mistura de soluçõesGases ideais: transformações e misturas gasosas • Funções químicas: classiicação e nomenclatura das substâncias orgânicas e inorgânicas; isomeria • Reações químicas: síntese, decomposição, deslocamento e dupla troca; balanceamento e ocorrência; reações de oxirredução e • sua relação com a corrente elétricaCálculo estequiométrico simples: quantidade de matéria, massa e volume nas condições normais • Cinética reacional: velocidade de reação e fatores de interferência; reações enzimáticas • Equilíbrio químico: o estado de equilíbrio e suas perturbações; acidez e alcalinidade • Conservação de energia em fenômenos físicos e químicos: calorimetria e mudanças de estado; termoquímica • Transformações energéticas nos seres vivos: fosforilação oxidativa e fotossíntese • os seres vivos e sua relação com o ambienteBiodiversidade: noções de sistemática biológica; características gerais dos principais grupos de seres vivos; evolução • Integração meio ambiente/ser vivo: relações ecológicas, nicho, habitat, ecossistemas, cadeia alimentar, ciclos biogeoquímicos; • poluição e desequilíbrio ecológicoA célula: estruturas e organelas celulares e suas funções; noções de metabolismo; divisão celular • As bases da genética: genética molecular, genes e código genético; cromossomos e suas anomalias; hereditariedade e doenças • hereditáriasSistemas vitais dos animais e vegetais: nutrição e processamento de alimentos; mecanismos de respiração, circulação e excreção; • sistemas de proteção, sustentação, locomoção e integração; resposta a estímulos ambientais e de defesa; reprodução.
CiênCias HUManas e sUas teCnoLoGias
orientação GeraL
A área de “Ciências Humanas e suas Tecnologias” inclui os conteúdos das disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia, dialogando com as demais áreas das Ciências Sociais. Aplica-se a perspectiva interdisciplinar na identiicação e análise dos fenômenos sociais, por meio da articulação entre experiências históricas, conceitos e dinâmicas culturais de forma contextualizada, ressaltando-se suas especiicidades.A abordagem ancora-se em três eixos interdisciplinares – sociedade e natureza, política e cultura, trabalho e tecnologia – e busca integrar o contexto brasileiro ao mundial, respeitando as particularidades locais e regionais e privilegiando processos históricos situados entre meados do século XVIII e a atualidade.A partir da utilização de diferentes fontes teóricas e de registros e documentos variados – textos, imagens, gráicos, tabelas e mapas –, procura-se avaliar nos candidatos a associação entre os conhecimentos exigidos e a capacidade de observar, interpretar, relacionar, analisar e criticar, como sujeito, a historicidade de fenômenos sociais e culturais.O enfoque teórico-metodológico da avaliação interdisciplinar privilegia estratégias diversiicadas que valorizam, e permitem veriicar, a autonomia intelectual, as habilidades e competências na produção do conhecimento, além do desenvolvimento da criatividade.
eixos interdisCiPLinares
sociedade e natureza. Aplicação das categorias espaço e tempo nas Ciências Humanas: representações culturais da percepção do tempo e do espaço; • a relação espaço geográico/espaço social; os diferentes ritmos e concepções de tempo histórico; calendários, cronologias e poder; noções de cartograia e análise de mapasAplicação de conceitos na análise das relações entre sociedade e natureza: território, região, fronteira, meio ambiente, ecologia, • ciência, comunidade e classe socialFormação histórica do mundo industrial moderno: interesses econômicos e disputas políticas na apropriação dos recursos • naturais e das fontes de energia; desenvolvimento tecnológico e transformação da natureza; ecologismo e movimentos de preservação ambiental na contemporaneidadeExpansão urbana no mundo e no Brasil contemporâneo: dimensões sociológicas e econômicas e impactos ambientais; processos • históricos de formação do Rio de Janeiro e de Brasília como cidades-capitais; urbanização, planejamento e meio-ambiente nas cidades brasileiras Dinâmica populacional, migrações e transformações socioculturais no mundo e no Brasil, ao longo do processo histórico: • aspectos do crescimento, estrutura e mobilidade no espaço; desigualdade/heterogeneidade no processo de formação das identidades nacionais.
Política e Cultura Aplicação de conceitos na análise das relações entre política e cultura: identidade, alteridade, etnia, raça, etnocentrismo, • multiculturalismo; revolução, tradição, modernidade, ideologia, ciência, ética; nação, nacionalismo, globalização, soberania, estado e cidadaniaConlitos políticos no mundo contemporâneo: revoltas e revoluções liberais e socialistas; imperialismo e neocolonialismo; • rivalidades nacionais, regionais e étnico-culturais; participação, resistência, legado e práticas culturais de diferentes grupos étnicos na formação de estados nacionaisProcesso de integração mundial: globalização/fragmentação territorial, econômica, política, social e cultural na contemporaneidade; • a construção de uma nova ordem mundial; a inserção de países da África e da América Latina, em especial, o BrasilProcesso sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira: heranças coloniais, hierarquias e exclusões sociais; conlitos • e negociações políticas na formação, consolidação e transformações do poder de Estado; dependência e desenvolvimento econômico; cultura e identidade nacional; cidadania, participação política e sociedade de consumo na contemporaneidade; movimentos sociais e a organização de trabalhadores urbanos e rurais; autoritarismo e resistência política; características e impasses da ordem democrática.
trabalho e tecnologia Aplicação de conceitos na análise das relações entre trabalho e tecnologia: economia, desenvolvimento, dependência, capitalismo, • socialismo, ciência, modernidade e globalização. Relações de trabalho no mundo moderno: industrialização e capitalismo; a dinâmica entre os processos de produção, o • desenvolvimento tecnológico e cientíico e as formas de organização do trabalho e de exploração e uso dos recursos do meio-ambiente; relações trabalhistas e mercado no mundo globalizado; informalidade, marginalidade social e formas de proissionalização na contemporaneidadeRelações de trabalho no Brasil contemporâneo: a transição do trabalho escravo para o trabalho livre; origens históricas da • questão da terra no Brasil; os conlitos sociais, a estrutura agrária e fundiária e a modernização no campo; industrialização, desenvolvimento e dependência; sindicalismo e cidadania.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Detona disse...

Fala ae professor ^^
Eu sou o Erick Valerio da turma Biomedica 2...
Eu to com 1 site com o intuito de ajudar candidatos.
Falco Krool Tambem organizo o material dos professores no menu "extra".
Penso em criar 1 parceria... entre o Geografia na veia eo Falco Krool... Se tiver interesado manda 1 email admin@falcokrool.com.

Depois quero saber como foi o casamento :)