sábado, 28 de fevereiro de 2009

Novas questões sobre Industrialização Brasileira

Essas também seguem o Programa de Geografia do Elite para o Pré-Vestibular.

1. (Uerj) O Estado do Rio de Janeiro passa atualmente por um processo de interiorização de seu parque industrial, antes concentrado na capital, que começa a se especializar em outras atividades.
Explique por que está ocorrendo a desconcentração industrial da cidade do Rio de Janeiro e indique uma região do Estado que esteja sendo beneficiada por esse processo e seu correspondente setor industrial em expansão.

2. (Ufrj) "A indústria moderna estabeleceu o mercado mundial. A necessidade de um mercado em constante expansão para os produtos industriais deu caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. Em lugar da auto-suficiência e fechamento nacional e local temos interações em todas as direções, uma interdependência universal das nações."
(Adaptado de Marx & Engels, 1848).


Seguindo a lógica do sistema capitalista, os investimentos de empresas brasileiras no exterior aumentaram nos últimos anos.
Apresente duas razões para o aumento da presença das empresas brasileiras no exterior nos últimos anos.

3. (Unifesp) Ao longo de 2006, verificou-se mais uma greve nessa região, evento político que era muito mais comum na década de 1980.
a) Identifique a região e comente o papel que teve na industrialização brasileira.
b) A partir de meados da década de 1990, verificaram-se mudanças na distribuição das indústrias no Brasil. Aponte ao menos dois estados brasileiros que receberam investimentos industriais significativos desde então.

4. (G1) A desconcentração industrial verificada no Brasil, na última década, decorre, entre outros fatores, da:
a) ação do Estado, por meio de políticas de desenvolvimento regional, a exemplo da Zona Franca de Manaus.
b) elevação da escolaridade dos trabalhadores, o que torna todo o território nacional atraente para novos investimentos industriais.
c) presença de sindicatos fortes nos Estados das regiões Sul e Sudeste, o que impede novos investimentos nessas regiões.
d) isenção fiscal oferecida por vários Estados, associada à baixa remuneração da mão-de-obra local.
e) globalização da economia, que, por meio das privatizações, induz o desenvolvimento da atividade industrial em todo o território.

5. (G1) NÃO se relaciona ao processo de industrialização no Brasil
a) os grandes investimentos estatais em infra-estrutura no período conhecido como "milagre econômico".
b) a oferta de elevadas margens de lucro no mercado interno para os capitais estrangeiros, após a década de 1960.
c) a excelente condição do baixo custo da mão-de-obra para instalação de novas empresas transnacionais no país.
d) o aumento da participação do Estado no setor produtivo, através do controle da economia nacional nos anos de1990.

6. (Uece) No que se refere à industrialização brasileira, assinale o INCORRETO.
a) Após a Segunda Guerra Mundial, a queda na capacidade de importação, em virtude da dificuldade cambial e das crises no comércio internacional, leva a industrialização brasileira a inaugurar o processo de substituição de importações.
b) Além da crise econômica mundial, um dos fatores que contribuíram para o impulso da atividade industrial foi a subordinação ao capital açucareiro paulista que, no início do século XX, dominava a pauta das exportações.
c) A crescente diferenciação intra-regional, sobretudo entre o Nordeste e as demais regiões brasileiras, ensejou um projeto de industrialização de base autônoma proposto pelo GTDN/SUDENE.
d) O capital industrial, originado ainda no final do século XIX, foi uma conseqüência da acumulação do capital no setor cafeeiro.

7. (Ufc) A interiorização da indústria no Nordeste brasileiro tem contribuído para eliminar gradativamente a separação entre cidade e campo, propiciando a unificação destes espaços. Assinale a alternativa que indica de modo correto um fator associado à industrialização do campo que contribui para esta unificação.
a) Presença do trabalhador assalariado do campo - bóia-fria - na periferia da cidade.
b) Melhoria significativa dos salários dos trabalhadores do campo e da cidade.
c) Fim das práticas agrícolas em áreas próximas a grandes centros urbanos.
d) Aumento das associações conjuntas de trabalhadores urbanos e rurais.
e) Expansão de indústrias de sede local nas áreas rurais.

8. (Ufpel) O nível de industrialização de um país ou região pode ser medido por vários fatores: o consumo de energia por habitante, a porcentagem da população economicamente ativa (PEA) que constitui mão-de-obra industrial, a participação da indústria nacional na produção mundial e o nível tecnológico exigido para a fabricação dos produtos no país.
Atualmente as principais regiões industriais do mundo são constituídas por transnacionais que detêm a maior parte da tecnologia mundial.

Assinale a alternativa cuja afirmativa seja INCORRETA.
a) Na visita do presidente dos EUA, George W. Bush, ao Brasil, em março de 2007, esteve na agenda de discussão o etanol, bem como a apresentação de uma proposta de criação de um mercado internacional regular desse biocombustível.
b) O amplo consumo de combustíveis fósseis, sobretudo o petróleo, caminha para um impasse tanto ambiental, devido à colaboração para o aquecimento global do planeta, quanto econômico, pois a situação aponta para um esgotamento dessas reservas.
c) Os presidentes do Brasil e dos EUA também decidiram que incentivarão a produção de etanol em países da América Central e do Caribe para responder à crescente demanda mundial dessa fonte de energia alternativa ao petróleo.
d) A rodada de Doha das negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) visa a diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, com foco no livre comércio para os países em desenvolvimento.
e) O Brasil não tem se preocupado em investir na criação de combustíveis produzidos a partir de materiais orgânicos, como soja, mamona, girassol, rícino, algodão e até gordura animal, excetuando-se a cana-de-açúcar.

9. (Ufpel) Até o início do século XX, o processo de industrialização no Rio Grande do Sul teve mais força na região sul do estado. Primeiro com as charqueadas e depois com os frigoríficos. Já a partir de 1890 começou a se desenvolver a indústria também no nordeste, e o estado passou a ter dois focos de industrialização bem distintos: o do sul e o do nordeste.
Observe as características da indústria do Rio Grande do Sul no período enfocado no texto.

I. Produção para o mercado externo.
II. Capital gerado pelo comércio.
III. Capital de imigrantes.
IV. Capital gerado pela pecuária.
V. Capital bancário e internacional.

É correto afirmar que, no contexto da questão, as características da indústria do sul do Rio Grande do Sul são
a) I, II e III.
b) I, IV e V.
c) II e IV.
d) I, III e V.
e) II, IV e V.

10. (Ufrs) Sobre o processo de industrialização brasileiro, são feitas as seguintes afirmações.

I - A partir de 1930, começa um importante projeto de criação de infra-estrutura para o desenvolvimento do parque industrial.
II - A partir da Segunda Guerra Mundial, acentua-se o processo de estatização das indústrias na Região Sudeste.
III - A partir de 1964, amplia-se o parque industrial para atender a demanda da modernização da agricultura.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.


GABARITO

1. Os custos de produção ficaram muito elevados na metrópole fluminense, o que vem estimulando as indústrias a buscarem custos mais baixos no interior do Estado, incentivadas por políticas públicas estaduais e municipais.
Uma dentre as regiões e seu respectivo setor industrial:
- Médio Vale do Paraíba - metal-mecânico / automobilístico / siderúrgico
- Serrana - têxtil / indústria alimentícia / software
- Costa Verde - siderurgia / indústria naval
- Periferia da Região Metropolitana - pólo gás-químico de Caxias / indústria de transformação

2. Entre as razões para a expansão da atuação das grandes empresas brasileiras no exterior temos: a expansão dos mercados consumidores e fornecedores, a diversificação das fontes de fornecimento de matéria-prima; a ocupação de uma melhor posição em um mercado internacional altamente competitivo; o aumento da escala geográfica de controle da produção; a participação na formação dos preços das "commodities"; a busca de maiores margens de lucro.

3. a) Trata-se do ABCD paulista, composto pelos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema, com importante papel na industrialização brasileira. Seus municípios acabaram se especializando na produção de bens de consumo duráveis, principalmente veículos e eletrodomésticos a partir de incentivos governamentais ao longo da segunda metade do século XX. É importante lembrar a posição estratégica entre São Paulo e Santos, inteligadas por rodovia, principalmente (via Anchieta), e ferrovia, respectivamente mercado consumidor e porto.
b) Podemos destacar o Paraná e a Bahia como estados com investimentos na indústria a aprtir de 1990.
No Paraná destaca-se São José dos Pinhais na região metropolitana de Curitiba com montadoras. Na Bahia, a região do Recôncavo, área metropolitana de Salvador, tem destaque no setor petroquímico e automobilístico.

4. [D]

5. [D]

6. [B]

7. [A]

8. [E]

9. [B]

10. [D]

9 comentários:

Unknown disse...

Olá, professor! Sou sua aluna na Exatas/Bio 3 - Madureira. Adorei seu blog! Dei uma estudada sobre "Industrialização" por aqui!
continue postando mais questões! com certeza será de bom proveito!

Rafael Coelho disse...

Valeu, Alexandra! O nosso objetivo é ajudar da melhor maneira os candidatos a alcançarem seus objetivos. Forte abraço!

THE PINK disse...

passsa mas questoes eu so tou na colaaa pow...
kkkkkk

Unknown disse...

Oi Rafael, sou sua aluna do Pre vest noite. Estava procurando exercícios de industrialização e encontrei seu blog e adorei!
Seria interessante se você divulgasse pro pessoal, pois é uma forma de aprofundarmos o conteúdo dado em sala!

Unknown disse...

Seu blog e muuuuiiitooo bom parabens posta mais perguntas!!!!
bj....

vanessa goes disse...

Muito bom seu Blog!!!! ás vezes a gente quer algo ineteressante para ajudar na construção do material didático e só encontra porcaria. nesse caso encontrei seu blog com um material muito bom e de qualidade. me serviu bastante. obrigada. Profa. Vanessa/Geografia

brendo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Pq a questão 7) não poderia ser a letra (e) ? Fiquei com essa dúvida. Se possível me ajude. Obrigado!

Unknown disse...

Pq a questão 7) não poderia ser a letra (e) ? Fiquei com essa dúvida. Se possível me ajude. Obrigado!