sábado, 22 de março de 2008

Questões sobre Fusos Horários e Posição Geográfica do Brasil

Esta matéria está no Capítulo 2 de Geografia II da Apostila 1 do Pré-Vestibular; na Apostila 1 do CNPT, e já foi ensinada na EsPCEx. Boa resolução para todos. Qualquer dúvida, enviem um comentário. O Gabarito revisado virá no próximo post.
01. (Utfpr) A relação Sol-Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existam diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm origem em dois fatores principais, que são os movimentos de rotação e de translação. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere à influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da Terra.
a) É o movimento de rotação que determina os ciclos da produção agrícola e, portanto, indica quando plantar, quando colher, quando guardar e quando descansar.
b) O movimento de translação, combinado com a inclinação do eixo da Terra sempre no mesmo ângulo, faz com que os hemisférios Norte e Sul sejam expostos alternadamente de forma diferente à luz, proporcionando assim as estações do ano.
c) Se a Terra não tivesse o movimento de rotação, a face iluminada seria tórrida e a face escura gelada sendo impossível à vida no planeta.
d) O movimento de translação é que determina a duração do foto-período diário, sendo que, para o hemisfério Sul, a maior duração do dia iluminado ocorre em 22 de dezembro, quando inicia o verão.
e) O movimento de rotação é o responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura, pois gera os dias e noites.

02. (Fei) Um avião parte de Brasília rumo a Rio Branco, no Acre. O tempo de vôo é de 3 horas. Partindo às 16 horas, o avião deverá chegar às:
Obs: chegada no horário local e não considere o horário de verão.
a) 16 horas b) 17 horas c) 18 horas d) 19 horas e) 20 horas

03. (Ufac) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A” às 14h30min e chegou a “B” depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em “B” foi:
a) 18h30min da quarta-feira.
b) 19h30min da quarta-feira.
c) 22h30min da quarta-feira.
d) 00h30min da quinta-feira.
e) 02h30min da quinta-feira.

04. (Ufam) O fuso horário de Manaus em relação à hora de Greenwich está atrasado em:
a) 3 horas b) 1 hora c) 2 horasd) 5 horas e) 4 horas

05. (Ufpi) Na copa da Alemanha o jogo Brasil x França foi iniciado em Frankfurt às 21h do dia 1º de julho de 2006. Sabendo-se que a cidade de Brasília fica a 60º W de Frankfurt, e que entre junho e agosto a Alemanha estava com horário de verão, é correto afirmar que o jogo começou a ser transmitido em tempo real, em Teresina, às:
a) 11h b) 12h c) 14h d) 16h e) 18h
06. (Pucpr) Um navio que, navegando pelo Atlântico, cruza o Trópico de Câncer e segue do norte para o sul, de tal forma que, observando-se no mapa, a trajetória percorrida é representada como uma reta.Esse percurso descrito no enunciado revela que o navio...
I – Seguirá passando por latitudes cada vez maiores até cruzar a linha equatorial.
II – Estará modificando constantemente a latitude, porém permanece na mesma longitude.
III – Estará se aproximando cada vez mais do meridiano de origem.
IV – Estará navegando pelas águas do hemisfério austral.V – Estará se distanciando cada vez mais do círculo polar ártico.Estão corretas as afirmações:
a) II e V, apenas. b) I, II e IV. c) I, III e V. d) II e III, apenas. e) III, IV e V.

07. (Fgv-economia)
“No Afeganistão, a yelda é a primeira noite do mês de jadi, a primeira noite do inverno, e a mais longa do ano. Como mandava a tradição, Hassan e eu ficávamos acordados até mais tarde, com os pés enfiados debaixo do kursi, enquanto Ali atirava cascas de maçã no fogareiro e nos contava velhas histórias de sultões e de ladrões para passar o tempo dessa noite que era a mais comprida de todas. Foi por meio de Ali que fiquei conhecendo a tradição de yelda, daqueles meses enfeitiçados, que se precipitam para as chamas das velas, e dos lobos que sobem ao alto das montanhas em busca do sol. Ali jurava que quem comesse melancia na noite de yelda não sentiria sede durante o verão seguinte.”
(Khaled Hosseini. O Caçador de Pipas. 2005)
Considerando os fenômenos registrados no texto, bem como a localização do Afeganistão, é correto afirmar que
a) a data provável para o jadi é o dia 21 de junho, o solstício de inverno no Hemisfério Norte.
b) a noite mais comprida no Hemisfério Norte, que marca o equinócio de outono, é 23 de setembro.
c) a esfericidade do planeta Terra permite uma maior insolação nas regiões próximas ao Equador, portanto são inverossímeis as condições registradas nessa obra de ficção.
d) se as condições meteorológicas permitirem, a noite mais longa no Afeganistão será entre o dia 21 ou 22 de dezembro, pois depende do ano bissexto.
e) o solstício de inverno no Afeganistão é 21 de dezembro, quando o Trópico de Câncer recebe menor incidência dos raios solares.

08. (Mack) No último dia 07 de outubro, a Seleção Brasileira de Futebol fez um amistoso contra a Seleção do Kuwait, na Cidade do Kuwait, capital do país. Sabe-se que o fuso horário entre as cidades de Londres e a Cidade do Kuwait é de 3 horas. Assinale a alternativa que indica a distância aproximada, em graus, entre a cidade de Porto Velho (RO) e a Cidade do Kuwait (KW).
a) 45º b) 60º c) 75º d) 90º e) 105º
09. (Mack) Um jatinho particular levanta vôo de uma cidade localizada a 15º oriental do Meridiano de Greenwich às 22h do dia 10 de janeiro, em direção à cidade de São Paulo. Depois de nove horas do início da viagem, o avião pousa na capital paulista. Sabendo que grande parte do território brasileiro estava participando do horário de verão, indique, abaixo, a alternativa que corresponda ao dia e à hora em que o avião pousou em São Paulo (horário local):
a) 3h do dia 11 de janeiro.
b) 5h do dia 11 de janeiro.
c) 3h do dia 10 de janeiro.
d) 4h do dia 10 de janeiro.
e) 4h do dia 11 de janeiro.
10. (Fmtm) Esse sistema foi projetado para fornecer o posicionamento instantâneo e a velocidade de um ponto na superfície terrestre ou próximo dela, através das coordenadas geográficas. O apoio técnico ao sistema é dado por uma constelação de 24 satélites distribuídos por 6 órbitas em torno da Terra.Pode ser aplicado em vários ramos de atividade, em que a localização geográfica é uma informação necessária. Foi originalmente concebido para ser utilizado na navegação aérea, marítima e terrestre. Tornou-se importante instrumento para a realização de levantamentos topográficos e geodésicos, demarcação de fronteiras, unidades de conservação e de terras indígenas e implantação de eixos rodoviários, além do monitoramento de caminhões de carga, carros ou qualquer tipo de transporte.
O texto refere-se ao processo de localização por
a) Aerofotogrametria.
b) ENSO.
c) Projeção de Mercator.
d) Representação Cartográfica Tridimensional.
e) Sistema de Posicionamento Global – GPS.
11. (Puccamp) As diferenças de fuso horário permitem que o capital financeiro circule ininterruptamente pelas Bolsas de Valores de Londres, Nova Iorque e Hong Kong. Essa ciranda financeira
I. energiza o sistema capitalista e é facilitada pelo meio tecnocientífico disponível em cidades mundiais.
II. constitui uma das características marcantes do atual sistema capitalista monopolista.
III. dificulta a acumulação de capital das grandes corporações que são as mais vulneráveis às oscilações do mercado.
IV. possibilita ao Reino Unido, Estados Unidos e China tornarem-se imunes às crises cíclicas do sistema capitalista.
Estão corretas SOMENTE as afirmações
a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) III e IV

12. (Ufpr) Em relação às causas físicas que explicam o estabelecimento das linhas imaginárias do Equador, trópicos de Câncer e de Capricórnio e círculos polares Ártico e Antártico, é correto afirmar:
a) Os círculos Polar Ártico e Polar Antártico têm sua delimitação estabelecida pelos períodos de luz e sombra, que ocorrem devido à conjunção do eixo de inclinação terrestre e do movimento de translação da Terra em torno do Sol.
b) O estabelecimento dos trópicos de Câncer e de Capricórnio está relacionado ao movimento diário do Sol em torno da Terra.
c) O movimento de rotação interfere no estabelecimento das linhas imaginárias do Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, bem como dos círculos polares.
d) Todas essas linhas imaginárias que correspondem à latitude e à longitude têm o mesmo valor relativo em graus porque foram estabelecidas segundo o mesmo princípio físico.
e) Cada uma dessas linhas divide a Terra em duas partes iguais.
13. (Uel) Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus – AM. A duração do vôo é de nove horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.
a) 22 h do sábado.
b) 23 h do sábado.
c) 01 h do domingo.
d) 10 h do domingo.
e) 12 h do domingo.

14. (Urca) “A inclinação do eixo de rotação da Terra é de 66°33’ em relação ao plano da translação, denominado eclíptica. Isso significa que o Equador terrestre está 23°27’ oblíquo em relação ao plano da órbita da Terra. A chamada obliqüidade da eclíptica é, pois, de 23°27’ ”.
Sobre o tema assinale a opção correta:
a) é a responsável pelas diferenças de duração da hora no paralelo central ao longo do ano, a partir do meridiano de Greenwich; por conseguinte, divide a Terra em dois hemisférios, daí haver distorções de ondas nas zonas térmicas da Terra.
b) é a responsável pelas diferenças de duração do dia e da noite no decorrer do ano, de acordo com a latitude; por conseguinte, contribui para a desigualdade de insolação e, conseqüentemente, de luz e calor nas diferentes zonas térmicas da Terra e, sem ela, não haveria estações do ano.
c) trata-se do dia com sua parte clara mais longa e da noite mais curta do ano nessa parte da Terra. É quando o sol está exatamente sobre o Trópico de Capricórnio. Como as estações são opostas nos dois hemisférios, nesse dia, no hemisfério norte, ele ocorre com o nome de inverno boreal.
d) é uma associação de palavras que quer dizer “noite iguais aos dias”. É quando o sol está exatamente sobre o Equador e, na maior parte dos lugares da Terra, o dia e a noite duram exatamente doze horas.
e) é a responsável pelas diferenças entre o movimento de rotação e translação no decorrer do ano, de acordo com a temperatura; por conseguinte, contribui para a desigualdade econômica e, conseqüentemente, socioeducacional nas diferentes regiões da Terra.
15. (Faculdade Trevisan) Em síntese, o Brasil é um país inteiramente Ocidental, predominantemente do Hemisfério Sul e da Zona Intertropical.
Considere as afirmações:
I. O Brasil situa-se a oeste do meridiano de Greenwich.
II. O Brasil é cortado ao norte pela linha do Equador.
III. Ao sul, é cortado pelo Trópico de Câncer.
IV. Ao sul é cortado pelo trópico de Capricórnio, apresentando 92% do seu território na zona intertropical, entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio.
V. Os 8% restantes estão na zona temperada do sul.
a) Apenas I, II e IV são verdadeiras
b) Apenas I e II são verdadeiras
c) Apenas IV e V são verdadeiras
d) Apenas I, II, IV e V são verdadeiras
e) Apenas I, II, III e V são verdadeiras

45 comentários:

Unknown disse...

E ai Mestre blz???
Sou da turma da tarde da espcex,peguei as questoes de fusos, resolvi e tive duvida em uma soh.Resolvi diversas veses e nao achei uma resposta de acordo com o gabarito. peço para que o Senhor reveja este gabarito e possa sanar essa duvia.

a questao e a numero 3
1 abraço e obrigado desde de ja.

Rafael Coelho disse...

Lucas,
Valeu pelo comentário. O gabarito da questão 3 é letra C. A partir da sua observação, fiz a retificação. Você não disse o resultado que encontrou, mas acredito que bata com a C. Se for isso, parabéns. Caso contrário, envie outro comentário.
Forte abraço!

Jéssica disse...

oi fessor! td certo?
Sou da Biomédica 1 de Madureira. Não estou conseguindo resolver a questão 5. Pode me dar uma luz? Obrigada! beijo

Marcella Biomedica Campo Grande disse...

Oiiii, rafael gostei das questoes pena q descobri tarde..... A parte da mudança de dia e q nao entendi pode me explicar depois?????//

Rafael Coelho disse...

Jéssica, parabéns pela resolução das questões. A dúvida é natural para quem estuda. Sobre a questão 5, primeiro temos que plotar as informações fornecidas: no local do jogo são 21 h. Porém, a questão informa que a Alemanha está no horário de verão, ou seja, com uma hora adiantada. Portanto, pelo fuso são 20 h na Alemanha, pois descontamos o horário de verão. A questão também sinaliza que Brasília está a 60 graus W do local do jogo. Para resolver a questão, tínhamos que saber que Brasília e Teresina (capital do estado nordestino Piauí) estão no mesmo fuso. Logo, temos que diminuir 60 graus (= 4 fusos = 4 h).
Portanto: 20 h - 4 h = 16 h. Questão 5, gabarito letra D.

Rafael Coelho disse...

Marcella,
Linha Internacional de Data, também chamada de Linha Internacional de Mudança de Data ou apenas Linha de Data, é o antimeridiano de Greenwich ou 180 graus. Atravessa, no sentido das longitudes o Oceano Pacífico e implica na mudança de data obrigatória ao cruzá-la.
Quando se atravessa de Leste para Oeste, soma-se 24 horas, e, ao passar de Oeste para Leste, subtrai-se um dia.

Unknown disse...

Boa noite!
Estou no Terceiro ano do Ensino Médio, sou de Minas Gerais...
Bom, gostaria de saber se o eixo de inclinação da Terra influência nas massas de ar e na Linha Internacional da Data.
A dúvida surgiu com uma questão de marcar onde fiquei em dúvida de qual das duas opções seria a errada. Desde já obrigada...

:*

Pamela disse...

Rafael, porque na sua explicação para Jessica você disse : " diminuir de 60 gº ( 4 =4 a horas)"como o senhor fez essa conta diminuir 60??
Obrigada prof.

Unknown disse...

voce poderia divulgar o gabarito de todas por favor?

Unknown disse...

voce poderia colocar o gabarito de todas por favor?

Rafael Coelho disse...

André, os gabaritos estão divulgados no post seguinte ao das questões. Att, Rafael.

Unknown disse...

E ai mestre?
td bem?

Se ligue, sou estudante do 1º ano do colegio sistema de itabuna - ba e estou estudando este assunto e gostei de responder as questões em seu blog, mas quero saber se estão corretas, então peço pra me mandar o gabarito, meu e-mail é fellipe_gm@hotmail.com e se tiver mais questões me mande tbm. Eu agradeço desde já!

Geomult disse...

Oi Rafael tudo bem?
Sou professora de Geografia da rede
pública no interior de Minas Gerais,gostei muito do seu blog e das questões de fusos horários. Parabéns pelo blog.

Unknown disse...

E aí Rafael, blz cara??
Sou prof. de geografia aqui no mato grosso.
Gostei bastante das questões sobre fusos horários.
Gostaria de saber se vc não tem mais questões sobre fusos do Brasil, e se vc poderia mandar por e-mail?
ivairpacheco@gmail.com
Valeu.
Forte abraço.

Laís Nogueira disse...

Oi professor,gostaria de saber se a segunda questão de fuso horário parte do princípio de que o Brasil possui 3 ou 4 fusos??..É que isso está me atrapalhando na resolução da mesma.
Abraços!!!

Bia seabra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Castro disse...

Olá, adorei as questões, cara, cê me ajudou demais, vlw! :**

Renan disse...

Já vi essa questão 9 em sala hein hehe e ainda adaptada hauhau...tinha até Boa Vista 0o...
Papirando sempre mestre...
abraço...

Elite CG
EsPCEx

Unknown disse...

Rafael Coelho, parabens pelos exercicios, são bons, inclusive para quem esta estudando para vestibular e escola, pois estao cobrando bastante essa parte, e como voce fez a prova real, voce pos todas as questoes de vestibular, porem vim aqui te agradecer e perguntar se voce poderia mandar o gabarito para meu e-mail... tem como?
Abraço, e mais uma vez parabéns pelo post.

Letícia Portugal disse...

Bom dia Professor.
Estou cursando a licenciatura em geografia e confesso que tenho grande dificuldade nesta parte de cartografia fusos horário e etc... Estava analisando a questão 13 e cheguei à resposta b] 23 horas de sábado.
Gostaria de saber se minha resposta esta precisa.. Caso contrário gostaria de uma breve explicação ..
Muito grata Letícia Portugal.

Letícia Portugal disse...

Bom dia Professor.
Estou cursando a licenciatura em geografia e confesso que tenho grande dificuldade nesta parte de cartografia fusos horário e etc... Estava analisando a questão 13 e cheguei à resposta b] 23 horas de sábado.
Gostaria de saber se minha resposta esta precisa.. Caso contrário gostaria de uma breve explicação ..
Muito grata Letícia Portugal.

Unknown disse...

Boa noite professor,
Suas questões são excelentes,porém não estou concordando com o gabarito da questão 2.Pelo motivo,do horario do rio branco ser duas horas atrasada em relação a Brasília sendo portanto horario no momento do voo, de 14 h mais 3 horas de viagem, assim o avião chegará as 17h.

Unknown disse...

Boa noite professor,
Suas questões são excelentes,porém não estou concordando com o gabarito da questão 2.Pelo motivo,do horario do rio branco ser duas horas atrasada em relação a Brasília sendo portanto horario no momento do voo, de 14 h mais 3 horas de viagem, assim o avião chegará as 17h.

Unknown disse...

Boa noite Professor na questão três a resposta não seria letra c ou está considerando o horario de verão mesmo assim não faz sentido!!!
Qual a resposta correta?

Karlinha disse...

oi por favor poderia me dizer a resolução completa da questão 3 pois a sua resposta ñ bate com a minha. e tenho duvidas.

Karlinha disse...

higo a resposta do professor está correta,pois agora foi feita uma correção no fuso horario e o acre e parte da amazonas estão com uma hora e não mais duas de diferença de brasilia horário oficial.por isso que a resposta é 18hs e não 17hs.bjus!!!

Március disse...

Professor,boa noite>>

gostaria de sua explicação,sou leigo no assunto,se puder esclarecer...
No caso de uma aeronave que vôa a velocidade média de 900km/h da Alemanha para o Brasil , ela chegaria mais rápido se viesse ao contrário da rotação da terra?
Um abraço

Március

LeeoPsy@ disse...

boa noite, somos da ETEC Albert Einstein, meu amigo e eu estamos desesperados porque amanhã temos uma prova de geografia e iríamos muito mal, pois o professor não sabe dar aula. você não tem noção de como seu site nos ajudou com questões e gabarito sobre fusos horários. devo todo meu aprendizado sobre essa matéria à você, muito obrigado mesmo !

Max Oliveira disse...

E aí blz?..!!
o site com as perguntas de fusos horários,é incrível, me ajuda muiito, logo mais que eu vou fazer vestibular..
Agradeço muito.. Tô resolvendo aquii..
qualquer duvida envio através do comentário..
Brigadão Mesmo..

Maxwell Oliveira - Caicó-RN

Unknown disse...

SITE COPIADO !

GEOGRAFIA UNEB DCHT XVI IRECÊ disse...

Gostei muito do seu blog, sou Professor de Geografia do Ensino E FUNDAMENTAL II Medio e Professor -Aluno da UNEB do curso de GEOGRAFIA DO PROGRAMA PLATAFORMA FREIRE DO MEC. E vc retrata muito bem todos aspectos geografiacos de um forma bem suscinta e fácil para qualquer pesoal psa entender.

Unknown disse...

e ai professo vc poderia dar a resposra da questao 14 q eu to meio em duvida e que eu nao entendi direito ....

nat.kags disse...

bom dia professor.gostei das questoes,so fiquei triste porque nao achei uma questao igual a minha que é assim:no meridiano de greenwich são 2h,quantas horas serão 105 graus a leste.ficarei sastifeita se o senhor podia me respondesse a questão

Peknaarte disse...

RAFAEL, VC PODERIA ME PASSAR O GABARITO DESTAS QUESTÕES?
MEU E-MAIL é peknaarte21@gmail.com
agradeço
Luciana

vetenho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vetenho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vetenho disse...

e aí prof, muito oa as questões, mas nao adiantam de nada sem gabarito. Por favor o senhor poderia me passar por e-mail é vitordiaslopes@gmail.com
Grato

guilherme costa disse...

ei fessor poderia me ajudar a fazer a quest. 13 por favor pois, pelo seu gabarito a resp. e a b e nos meus calculos deu a c!

guilherme costa disse...

ei fessor poderia me ajudar a fazer a quest. 13 por favor pois, pelo seu gabarito a resp. e a b e nos meus calculos deu a c!

guilherme costa disse...

ei fessor poderia me ajudar a fazer a quest. 13 por favor pois, pelo seu gabarito a resp. e a b e nos meus calculos deu a c!

Rafael Coelho disse...

Guilherme, obrigado pelo comentário. Nesta questão, torna-se importante que você siga exatamente as informações do enunciado. Na resolução, sugiro que você considere que ele fique no mesmo fuso, somando apenas o tempo de viagem. Ex.: 1h (Tóquio) + 9h (t de viagem). Feito isso, por favor, lembre-se de subtrair a diferença de fuso, pois o Brasil se localiza a oeste do GMT e do Japão. Espero ter ajudado. Bons estudos!

Alex disse...

Olá, será que você poderia comentar a questão 9? Agradeço desde já.

Unknown disse...

Oi Rafael tudo bem?
Sou professora de Geografia da rede
pública no Sul de Minas,gostei muito do seu blog e das questões de fusos horários. Parabéns pelo blog.

Izabel

Unknown disse...

Oi Rafael tudo bem?
Sou professora de Geografia da rede
pública no Sul de Minas,gostei muito do seu blog e das questões de fusos horários. Parabéns pelo blog.

Izabel

Mozart Moisés disse...

Olá Rafael, a questão 13 não possui alternativa correta. Vamos ao raciocínio.

Se o avião saiu de Tóquio às 1H de Domingo, em Manaus no mesmo momento teríamos 12H de sábado uma vez que a diferença entre as duas cidades é de 11 horas e passamos pela LID no sentido oeste/leste, logo se o avião demorou 9h para chegar teremos: 12h horário de Manaus + 9h de voo que será igual a chegada do avião às 21 horas de Sábado.

Sendo assim nenhuma das alternativas estão corretas, ou cometi algúm equivoco?